Pular para o conteúdo principal

A Legalização do Tratamento de Reversão Sexual


Resultado de imagem para lgbt brasil

Este ano, uma notícia causou alvoroço nas redes sociais. Acontece que no dia 15 Setembro, o Juiz Waldemar Claudio de Carvalho, concedeu uma liminar que dá direito aos psicólogos brasileiros de oferecerem a polêmica operação de reversão sexual aos seus pacientes.
Antes dessa liminar, era proibido por lei, oferecer a polêmica terapia a pessoas interessadas.
Depois de divulgada a decisão do juiz, ocorreu uma chuva protestos e reclamações nas rede sociais, muitos desses internautas sendo ligados a militância LGBT. 

manifestação nas ruas de São Paulo contra a decisão da legalização do tratamento de reversão sexual

Muitos artistas também se manifestaram contra a liminar, por meio da TV e da internet...






A militância usa como argumento contra a decisão do juiz, o fato de que essa decisão pode ferir a resolução de 1999 que declara que a homossexualidade não é doença, distúrbio ou perversão, sendo assim, é proibido trata-la como algo curável...



Apesar de uma maioria lamentar a decisão do Juiz, alguns internautas se posicionaram a favor da liminar, aproveitando-se de argumentações como, por exemplo, a perseverança pela Liberdade do psicólogo para oferecer ao seus pacientes o serviço que ele bem entender.
Vale lembrar que é dever do estado combater a picaretagem seja qual for a situação, e um tratamento feito a base do achismo, com 0 comprovações científicas, só pode acabar em marmelada, criando assim uma enxurrada de processos contra psicólogos que não cumpriram o que prometeram.
 Sem contar com o congestionamento que processos desse modo poderão causar, piorando ainda mais a lentidão que é a justiça Brasileira.

Vale lembrar também que o Brasil ainda é um país onde a maioria das famílias tem seus valores voltados a ideologia conservadora e cristã, e que graças ao preconceito e a heteronormatividade instituído culturalmente em nossa sociedade, Boa parte dessas pessoas jamais aceitariam um filho homossexual.
com isso, Entra em pauta também a quantidade de jovens que poderiam ser obrigados a aceitarem a terapia de reversão sexual por pressão dos responsáveis, que não aceitam a homossexualidade em seu ambiente familiar.



É importante lembrar também que não há comprovações científicas sobre a eficácia desse procedimento, e que boa parte desses tratamentos geralmente acaba ocasionando um problema psicológico grave aos pacientes, tais como depressão, ansiedade, entre outros.

Uma forma de encerrar as dúvidas sobre sexualidade na sociedade, sem precisar submeter pessoas a esse tipo de tratamento, é o diálogo e normatividade do assunto na sociedade.



Dialogar de maneira saudável com alguém que sente dúvidas sobre sua sexualidade é o melhor meio que se pode usar para ajudar aquela pessoa, não restringindo-o ou oprimindo-o, mas dando-lhe liberdade para se sentir confortável com sua sexualidade.


A grande mídia também é uma peça extremamente fundamental para a normatização do tema na sociedade, ajudando a quebrar tabus e a desconstruir um pouco a extrema heteronormatividade.






É muito importante dar apoio psicológico e moral a essas pessoas predestinadas a já sofrerem preconceito por parte de uma sociedade retrógrada, e mostrar a essas pessoas a importância de respeitar e aceitar sua sexualidade, ao invés de incentivá-las a procurar um tratamento para cuidar de um desconforto social causado por nós, sociedade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do sucesso pop à caretice atual, Mara Maravilha é mais um exemplo de decadência beirando o ostracismo